A sonoridade do fole gaúcho será apreentada por Gilberto Monteiro, instrumentista e compositor, nascido na cidade de Santiago do Boquierão, considerado um dos mais importantes músicos do Rio Grande do Sul, que acompanhado de Eduardo Cantero(violão) e Fernando Gorrie (percussão), leva a música das tradições gaúchas por onde passa. Além das inúmeras parcerias com Renato Borghetti, sua carreira inclui o Prêmio Vitor Mateus Teixeira(Teixerinha) de melhor instrumentista gaúcho de 2004 e os dicos De Lua & Sol (1997) e Pra ti guria (2003). Gilberto Monteiro é um mestre na gaita-ponto e há mais de duas décadas faz muito sucesso nos principais festivais nativistas em todo o país. Um dos maiores sucessos desse "taura" é Pra ti guria, um instrumental que com certeza vai emocionar a todos que estiverem na Sociedade Atiradores no próximo domingo.
Conhecida no sul do Brasil como gaita-ponto, gaita de duas conversas ou acordeona de oito baixos, funciona pelo sistema chamado de "voz trocada", onde cada botão gera dois sons distintos dependendo da direção do movimento do fole, o que a diferencia do acordeão de teclado, em que cada tecla ou botão corresponde a uma única nota, independentemente do movimento do fole. As vaneras, vanerões, chamamés, chamarritas, contra-passos, xotes, bugios, milongas e rancheiras ganham espaços e definem seus estilos no som da gaita-ponto, instrumento que representa a música característica da região sul do país .
Este evento faz parte da programação do Festival de Outono e é uma parceria da Prefeitura Municipal por meio da Fundação Cultural e SESC.
Quando? 19 de junho(domingo)
Onde? Sociedade Atiradores 23 de Setembro
Horário? 20h
Ingressos estarão disponíveis no local ao preço simbólico de R$1,00.
Nos vemos lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário