segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

RETRETAS DE VERÃO




Pode-se dizer que praticamente todas as pessoas que vivem atualmente em São Bento do Sul tem alguma lembrança especial de algum acontecimento duranta as tradicionais retretas de verão, realizadas todos os anos no coreto da Praça Getúlio Vargas.As retretas iniciaram em janeiro de 1940, quando a Banda Treml subiu ao coreto da praça e celebrou com belas músicas de tradições germânicas a alegria. A retreta agradou a todos, tanto que nos anos seguintes a Banda Treml retornou ao coreto nas noites de quarta-feira durante os meses de janeiro e fevereiro para levar boa música, tradição e alegria ao público que sempre prestigiou o evento.


Iniciadas há 72 anos, sempre com a Banda Treml no coreto da praça, as tradicionais retretas de verão só não foram realizadas nos anos de 1944 e 1945, em decorrência do ingresso do Brasil na 2a Guerra Mundial. Com o fim da guerra no ano de 1945, os costumes alemães puderam ser retomados, e a partir de 1946 as retretas seguem animando as noites de quarta-feira nos meses de janeiro e fevereiro, ininterruptamente, comemorando este ano a 70a edição das retretas de verão em São Bento do Sul.


Tradicional foguetório

Quando os fogos de artifício explodem nas noites de quarta-feira a população já sabe, “irá ter retreta na praça”. E é assim que a retreta é anunciada, com a explosão dos fogos de artifício que são preparados pelo servidor público Pedro Ferreira de Lima, o “Pedrinho Fogueteiro”, como é conhecido.Atuando como fogueteiro da retreta há quarenta anos, Pedrinho disse que já frequentava a Praça Getúlio Vargas desde criança, quando acompanhava seu pai, João Ferreira de Lima, que era o jardineiro da praça. No ano de 1971 Pedrinho disse que ingressou na Prefeitura de São Bento do Sul, e a convite do então maestro da Banda Treml, Affonso Treml, popular Xerife, começou a atuar na organização das retretas, posicionando as cadeiras para o público que prestigiava o evento. Foi nessa época que Pedrinho assumiu o posto para anunciar a retreta, disparando fogos de artifício sempre às 19h30 no morro da caixa d'água do Samae. Conta Pedrinho que com o passar dos anos o padre da paróquia pediu que os fogos fossem disparados mais tarde, para não interferir na missa que até os dias de hoje é celebrada às 19 horas na matriz. Assim sendo, o horário de anúncio da retreta passou para às 19h45, com a retreta sempre iniciando às 20 horas.


Grande público

Como de costume, o público prestigiou a retreta na noite desta quarta-feira (01), lotando a praça com centenas de pessoas, que em uma noite de clima agradável como há tempos não ocorria, desfrutaram de toda estrutura preparada pela prefeitura através das secretarias de turismo, agricultura e fundação cultural para a retreta.Na ocasião, o maestro Pedro Machado de Bittencourt agradeceu a presença de todos, citando inclusive a visita de um grupo de senhoras integrantes da OASE de Curitiba, e de turistas vindos da Alemanha e Suíça e dos municípios vizinhos.


Balas

A alegria das dezenas de crianças que prestigiavam o evento juntamente com seus pais teve seu auge nos momentos finais da retreta, quando integrantes da Banda Treml atiram balas para o público, promovendo uma verdadeira “festa” para a criançada.


Programação:

As próximas retretas serão realizadas nas seguintes datas, contando também com a realização no coreto da Praça Leopoldo Rudnick, no bairro Oxford:

08/02 – Retreta tradicional - Praça Getúlio Vargas

15/02 – Retreta tradicional – Praça Getúlio Vargas

17/02 – Retreta no Bairro Oxford – Praça Leopoldo RudnickPrefeitura de São Bento do Sul


Matéria publicada no www.saobentodosul.sc.gov.br por Joberth Krause – MTB 4280/SC

Fone 3631-6154 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

Um comentário:

Nina disse...

Ahhh, também quero retretaaaaaa!