quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O SEMEADOR DE ESTRELAS



Replico e-mail recebido de Julio Rebello (AECX):





Para lembrá-los que amanhã teremos a apresentação do Grupo Teatral Renato Prieto, aqui em São Bento do Sul, conforme programação abaixo:


- Tema: O SEMEADOR DE ESTRELAS.
- Local: Soc. Desp. Bandeirantes - São Bento do Sul.
- Data: 16/02/2012.
- Horário: 20:00 horas.
- Preço do Ingresso: de R$ 40,00 por R$ 20,00 (meia entrada para todos).
- Postos de Venda: AECX (Associação Espírita Chico Xavier), Boulevard Livros e


Revistas (Germânia Super Center - SBS) e CASA DO ARTISTA (anexo à Prefeitura SBS).



Agradecemos muito à todos pela ajuda na divulgação e preferência de compromisso, optando pelo Teatro.



Grande abraço fraterno à todos.
Julio Rebello.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

RETRETAS DE VERÃO




Pode-se dizer que praticamente todas as pessoas que vivem atualmente em São Bento do Sul tem alguma lembrança especial de algum acontecimento duranta as tradicionais retretas de verão, realizadas todos os anos no coreto da Praça Getúlio Vargas.As retretas iniciaram em janeiro de 1940, quando a Banda Treml subiu ao coreto da praça e celebrou com belas músicas de tradições germânicas a alegria. A retreta agradou a todos, tanto que nos anos seguintes a Banda Treml retornou ao coreto nas noites de quarta-feira durante os meses de janeiro e fevereiro para levar boa música, tradição e alegria ao público que sempre prestigiou o evento.


Iniciadas há 72 anos, sempre com a Banda Treml no coreto da praça, as tradicionais retretas de verão só não foram realizadas nos anos de 1944 e 1945, em decorrência do ingresso do Brasil na 2a Guerra Mundial. Com o fim da guerra no ano de 1945, os costumes alemães puderam ser retomados, e a partir de 1946 as retretas seguem animando as noites de quarta-feira nos meses de janeiro e fevereiro, ininterruptamente, comemorando este ano a 70a edição das retretas de verão em São Bento do Sul.


Tradicional foguetório

Quando os fogos de artifício explodem nas noites de quarta-feira a população já sabe, “irá ter retreta na praça”. E é assim que a retreta é anunciada, com a explosão dos fogos de artifício que são preparados pelo servidor público Pedro Ferreira de Lima, o “Pedrinho Fogueteiro”, como é conhecido.Atuando como fogueteiro da retreta há quarenta anos, Pedrinho disse que já frequentava a Praça Getúlio Vargas desde criança, quando acompanhava seu pai, João Ferreira de Lima, que era o jardineiro da praça. No ano de 1971 Pedrinho disse que ingressou na Prefeitura de São Bento do Sul, e a convite do então maestro da Banda Treml, Affonso Treml, popular Xerife, começou a atuar na organização das retretas, posicionando as cadeiras para o público que prestigiava o evento. Foi nessa época que Pedrinho assumiu o posto para anunciar a retreta, disparando fogos de artifício sempre às 19h30 no morro da caixa d'água do Samae. Conta Pedrinho que com o passar dos anos o padre da paróquia pediu que os fogos fossem disparados mais tarde, para não interferir na missa que até os dias de hoje é celebrada às 19 horas na matriz. Assim sendo, o horário de anúncio da retreta passou para às 19h45, com a retreta sempre iniciando às 20 horas.


Grande público

Como de costume, o público prestigiou a retreta na noite desta quarta-feira (01), lotando a praça com centenas de pessoas, que em uma noite de clima agradável como há tempos não ocorria, desfrutaram de toda estrutura preparada pela prefeitura através das secretarias de turismo, agricultura e fundação cultural para a retreta.Na ocasião, o maestro Pedro Machado de Bittencourt agradeceu a presença de todos, citando inclusive a visita de um grupo de senhoras integrantes da OASE de Curitiba, e de turistas vindos da Alemanha e Suíça e dos municípios vizinhos.


Balas

A alegria das dezenas de crianças que prestigiavam o evento juntamente com seus pais teve seu auge nos momentos finais da retreta, quando integrantes da Banda Treml atiram balas para o público, promovendo uma verdadeira “festa” para a criançada.


Programação:

As próximas retretas serão realizadas nas seguintes datas, contando também com a realização no coreto da Praça Leopoldo Rudnick, no bairro Oxford:

08/02 – Retreta tradicional - Praça Getúlio Vargas

15/02 – Retreta tradicional – Praça Getúlio Vargas

17/02 – Retreta no Bairro Oxford – Praça Leopoldo RudnickPrefeitura de São Bento do Sul


Matéria publicada no www.saobentodosul.sc.gov.br por Joberth Krause – MTB 4280/SC

Fone 3631-6154 - imprensa@saobentodosul.sc.gov.br

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

14 de fevereiro - Mistura de ritmos da Serra Catarinense


Quatro moços com ideias na cabeça e uma proposta diferente: juntar um dos ritmos brasileiros mais famosos mundo afora, o choro, com música regional da Serra Catarinense, como bugio, rancheira e xote.
O percussionista Rodrigo Velho explica que a ideia, na verdade, é juntar dois ritmos regionais. “Antes de ser brasileiro, o choro é carioca”. Ele, que tocou no primeiro grupo de choro de Lages, o Gralha Réis, explica que o principal compositor da banda é o bandolineiro Alexandre Bueno, que já morou em São Paulo e no Rio de Janeiro. “Ele trouxe a influência de lá e também tem a influência da música regional daqui da serra, então acho que é fácil para ele juntar as duas coisas”.

O show do dia 14 de fevereiro, as 20h, no Centro Social da Igreja Matriz, tem uma hora de duração e começa com músicas mais serranas e terminam com choro. A junção de dois estilos bem diferentes se vê até na indumentária dos integrantes. Na cabeça o chapeu panamá, símbolo do choro, com uma camisa aberta, que mostra toda a ‘malandragem’ do ritmo carioca. Da cintura para baixo, a pilcha domina com a bombacha nas pernas e alpargatas nos pés.
O nome ‘Esses moços’, vem de uma canção de Lupcínio Rodrigues, portoalegrense que compunha ritmos como marchinhas de carnaval e sambas canção. Mais uma vez, juntando a cultura sulista com a carioca.

Mesclar dois tipos de música tão distintos parece ser mais um exercício teórico do que um problema prático para os músicos. “Definir o que é um ritmo é muito complicado. Quando você toca uma vaneira, por exemplo, você vê que ela tem características de choro, pois a escrita é basicamente a mesma”.

Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Heitor Villa Lobos são alguns dos nomes mais consagrados do ritmo, sendo que este último considerava o ritmo como “a verdadeira encarnação da alma brasileira”. Desde 2000, se comemora o dia do choro, em 23 de abril, homenageando o nascimento de Pixinguinha.

O Choro, gênero musical Brasileiro conhecido em todo mundo, antes de ser Brasileiro é regional carioca. Esses Miços apresentam um choro Regional Serrano, com uma proposta de repertório de músicas inéditas e ritmos regionais da Serra Catarinense e do Sul do País como Bugio, Rancheira e Xóte intercalados com Valsa, choro, Polca, Samba Choro e Choro Canção.

Quando? 14 de fevereiro - 20h
Onde? Centro Social da Igreja Matriz de São Bento do Sul
Bairro Centro

ESTE EVENTO É UMA PARCERIA ENTRE A PREFEITURA MUNICIPAL, FUNDAÇÃO CULTURAL E SESC DE SÃO BENTO DO SUL
Foto: Michel Martins/Divulgação