quarta-feira, 6 de junho de 2012

RESGATANDO SABERES E FAZERES

O último final de semana foi de muita dedicação e empenho para o grupo de alunos de Marchetaria do professor Sílvio Cáceres.

O curso faz parte da programação do Festival de Outono 2012, realizado pela Promosul e que conta com o apoio da Prefeitura de São Bento do Sul.

Foram dois dias trabalhando na arte de embutir lâminas de madeira nas mais diversas tonalidades, formando desenhos geométricos, paisagens, encaixando tudo e revestindo uma pequena caixa de madeira. “Cada vez que venho para São Bento do Sul me surpreendo com a criatividade e dedicação do são-bentense para trabalhos manuais”, revela o professor curitibano Sílvio Cáceres.

O escultor Odenir Scholze, que participou do primeiro curso oferecido em setembro de 2011, já quer saber quando será o próximo para aprender novas técnicas. A artista plástica Edineia Pasini, imagina aplicar a técnica usando outros materiais. “Foi muito gratificante ver a pequena caixa revestida pronta, após a aplicação da cera que realçou as cores escolhidas em sua confecção”, afirmou o professor Wilson Balardini, o Tio Bala.



A marchetaria de lâmina foi muito usada em artefatos de madeira fabricados pelas indústrias de móveis são-bentenses nos anos 60/70. Na época hábeis marceneiros faziam o trabalho.  A perfeição da técnica antiga, aliada à criatividade sem limites, resulta em peças singulares que podem chamar a atenção do mercado consumidor.

Nenhum comentário: