sexta-feira, 15 de julho de 2011

SOTAQUES DO FOLE COM TRUVINCA E GRUPO - Recife/PE

Foto: Val Lima A Prefeitura Municipal de São Bento do Sul, Fundação Cultural e SESC, convidam para a próxima atração musical. O evento acontece no Centro Social da Igreja Matriz, no centro, as 20h.Trata-se do projeto Sonora Brasil 2011, que tem como desafio formar ouvintes musicais por meio de programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. Este ano apresenta em Sotaques do Fole o acordeão em suas variantes regionais ligadas a tradição oral que apresentará ainda este ano o acordeão de 120 baixos com Dino Rocha(MS) e o Duo de acordeões Ferragutti/Kramer, que apresenta composições modernas e contemporâneas relacionadas com a música de concerto e a outras formas ligadas à vertente acadêmica.


Para a próxima terça-feira o projeto apresenta Truvinca e sua sanfona de oito baixos, que é um dos instrumentos mais identificados com a cultura nordestina, onde também é conhecida, entre outros nomes, como pé-de-bode. Heleno Pereira Santos, o Truvinca, é um desses grandes mestres que compreende a importância da preservação e difusão do repertório tradicional tão representativo do desenvolvimento da música nordestina. ele se apresenta no Sonora Brasil acompanhado de Alex da Zabumba e Paulinho do Triângulo, na formação típica do conjunto chamado "regional". Em cumprimento a sua missão de difundir o trabalho de artistas que se dedicam à construção de uma obra de fundamentação artística não comercial , o Sonora Brasil consolida-se como o maior projeto de circulação musical do país.


O projeto Sonora Brasil busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão de música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras de seus intérpretes.



Quando? 19 de julho, 20h

Onde? Centro Social da Igreja Matriz

Quanto? R$1,00 e R$0,50(meia)

Duração: 1h15min - Classificação etária: Livre




Nenhum comentário: